Hoje nossa reflexão é sobre Normalidade.
Inspirada nas palavras de Van Gogh: “A normalidade é uma estrada pavimentada: é confortável para caminhar, mas não há flores crescendo nela.’’
A palavra Normal vem do latim _NORMALIS_, e significa agir de acordo com a regra, de modo regular, aceitável, usual, comum, permitido, padronizado, garantindo assim proteção ou até mesmo a sobrevivência. “Norma” também tem outro aspecto curioso: era o nome dado a régua que os carpinteiros usavam para traçar ângulos retos.
“Isso não é normal.”
“Você está totalmente fora do normal.”
“Pelo menos uma vez na vida, aja de modo normal.”
“O que é normal?”
Reconhece essas vozes? Eu sim, já escutei várias delas. A segunda, inclusive, foi a que me motivou a buscar mais profundamente o caminho do autoconhecimento há alguns anos.
Naquele momento me sentia fora dos trilhos, diferente, insegura, questionadora. Tudo o que havia construído até ali como crenças a respeito de mim e meu trabalho simplesmente começaram a evaporar. Minhas escolhas já não queriam mais servir aos velhos paradigmas, queria seguir por outro rumo… E por querer seguir por um caminho diferente, logo me vi rotulada nos grupos sociais mais próximos como “esquisita” ou “anormal”. Já sentiu algo assim?
Nesse momento de profunda transformação, há um novo “tema” pairando no ar: “O Novo Normal”. Mas gente… “Normal” precisa ser velho ou novo para existir? Não seria no fundo tudo a mesma coisa: a nossa eterna busca por um modelo que nos garanta segurança e sobrevivência? Será que precisamos colocar a palavra “novo” junto para nos sentimos mais confortáveis em aceitar e digerir mudanças?
O quanto você está disposto(a) a assumir diferenças na sua vida? O quanto você as aceita? Como costuma reagir a pessoas, coisas ou situações fora do comum?
“Abro-me aos mistérios da vida e acolho o que o Universo me envia com amor e gratidão.”
Experimente começar seu dia com uma intenção positiva e aberta perante a vida. Pode ser essa que escrevi acima, ou outra semelhante que faça sentido para você. Desafie-se a trilhar por vias menos pavimentadas.
Boas reflexões 🙏
Com amor,
Lyzi