Eu sei que você não consegue dar conta de tudo.
Vive dizendo sim para seu relacionamento, filho, família, trabalho, casa, trabalho voluntário… Tenta ser acolhedora, inspiradora, perfeita. Mas a verdade é que se sente muito sozinha, e exausta.
Minha cara, deixa eu te contar uma coisa. Para ser forte, de verdade, é preciso aprender a dizer NÃO!
Quando você concorda com o outro “só da boca pra fora”, quando você diz SIM, mesmo querendo dizer NÃO, você pode estar somente engolindo a mágoa. E, um dia, essa lava vai transbordar de ti.
Eu sei que o mundo lá fora é extremamente exigente, crítico, masculino, e injusto, mas quantas vezes é você que tem sido muito exigente consigo mesma, e não se permite um pouco de flexibilidade?
Esse comportamento de dizer SIM quando quer dizer NÃO pode ser auto-proteção.
Entenda, você pode dizer quantos “SIM’s” forem necessários, porém, uma hora irá perceber que ninguém consegue agradar a todo mundo o tempo todo. E é nessa hora que você pode precisar de apoio.
Esse pode ser um bom momento para buscar orientação.
Perceba que os outros podem não ser agradáveis o tempo todo, e tudo bem, não precisa.
Você pode optar por olhar nos olhos da outra pessoa, e dizer “Gostaria que você me desse mais um dia para pensar sobre isso”, ou ainda “Agradeço pelo convite, mas estou envolvida em outro projeto até dezembro.”. O não pode ser dito sem ser uma exigência.
Eu acredito que isso não é o fim do mundo. Ao contrário: pode resolver MUITA COISA!
Falar ou ouvir a palavra “não” é saudável, e natural. Mulheres fortes podem dizer não! Ao perceber isso você já estará praticando o AUTOCUIDADO.
Agora me conta: você tem dificuldade em dizer NÃO?