Mercúrio Retrógrado: O que isso significa?

Hoje escrevo para falar um pouco sobre o planeta Mercúrio, regente dos signos de Gêmeos e Virgem.

A sua presença em nosso Mapa Natal nos mostra a capacidade de comunicação e raciocínio e, também, as necessidades de aprendizado e organização. Ele governa a mente, o nosso processo de pensamento, como resolvemos problemas e tomamos decisões, bem como o nosso intelecto. Mercúrio é um planeta que se movimenta rápido: em cerca de um ano se movimenta por todo o zodíaco. Então, de modo geral, é um planeta que está sempre perto do Sol. Ou seja: ele é um planeta muito importante!

Quando Mercúrio começa a se movimentar de modo mais lento, parecendo que está se movendo para trás, entramos no período de sua retrogradação, o famoso Mercúrio Retrógrado.

Ok, mas o quê isso significa Lyzi?

A retrogradação não é um fenômeno real, mas sim, o que poderíamos chamar de ilusão de ótica. O planeta, visto da Terra, aparenta estar indo para trás. Durante a retrogradação, aquilo que era para ser rápido pode ter atrasos devido a fatores diversos. E estes atrasos estarão passíveis de acontecer principalmente nos assuntos regidos por este planeta.

E por que isso acontece?

Mercúrio fica retrógrado cerca de 3 vezes por ano, durante aproximadamente 20 dias, todos os anos – ou seja, não podemos fugir desse danadinho! Em 2016, excepcionalmente, tivemos 4 períodos. Em 2017, os períodos são:

  • 19 de dezembro de 2016 a 8 de janeiro de 2017;
  • de 9 de abril a 3 de maio;
  • de 13 de agosto a 5 de setembro;
  • de 3 a 23 de dezembro.

Para a astrologia, todo fenômeno corresponde a um significado. Acredito que isso acontece para nos auxiliar em nosso amadurecimento pessoal e nas escolhas que estamos fazendo. Essa aparente “dificuldade” aparece de tempos em tempos para que possamos estar mais preparados para os nossos desafios, transformando as experiências obtidas nesses momentos em conhecimento e sabedoria para os passos seguintes que daremos.

Faz sentido pra você?

Pare, reflita um pouco, e já comece aqui seu exercício.

Deixe um comentário