É possível cuidar do outro, sem se perder de si?

Você já teve a impressão de se dedicar muito ao outro, e acabar esquecendo de si mesma?

Essa é uma característica de muitas mulheres, em especial aquelas que de alguma forma experimentam as emoções do coração materno.

Mulheres que se dedicam inteiramente ao trabalho, aos projetos, à família e deixam de lado o toque humanizador do cuidado.

👉 Você já pensou quantos minutos do seu dia você reserva para fazer algo por você mesma?
👉 E quando consegue parar, sente que sua presença está ali?
👉 Que sentimentos aparecem quando você realmente para?

Comigo era assim ⬇️


Houve um tempo em que se eu fechasse os olhos a única coisa que vinha era cansaço. Toda vez que buscava silenciar, meu corpo dormia. Era como se eu conhecesse apenas dois modos de operar: alerta ou dormindo.

Com o tempo, comecei a buscar maior harmonia entre esses pólos. Até porque, uma vida agitada durante o dia me levava a um sono agitado de noite. E vice-versa.

Era preciso encontrar um meio termo. Era preciso aprender a relaxar, a permitir que outras ondas cerebrais me mostrassem novas capacidades, novos insights.

Quando comecei a olhar pra isso, percebi que operava assim em muitas coisas. Trabalhava, trabalhava, trabalhava, me esgotava ao máximo; e daí comia, comia, comia, e dormia, dormia, dormia. Uma bela roda de ramster.

Estava na hora de encontrar um espaço para mim dentro da agenda do dia a dia, e não somente em poucas horas durante o final de semana, ou em alguns dias de férias.

Sim, cuidar do outro é importante, mas não há como cuidar de outra pessoa, negócio ou projeto, sem antes cuidar de si mesma.

Ter cuidados com sono, alimentação, com seu corpo e até com a sua rotina podem ser benéficos para a sua capacidade de cognição. Ler um bom livro como fonte de lazer (e não de obrigação!), também é uma forma de autocuidado.

Quanto mais saúde tivermos, melhores são as chances de conseguirmos regular nossas emoções. Comer em excesso, por exemplo, pode aumentar nossa vulnerabilidade, pois certos alimentos impactam na concentração.

🗝️ Aprender a harmonizar é a chave.

Como esse texto chega pra ti? Fez sentido?